Índice de conforto térmico para bovinos de leite em Santa Catarina

O projeto:

Objetivo: Caracterizar a condição térmica do ambiente para a bovinocultura leiteira no estado de Santa Catarina.

Período de execução: 2017-2018.

Equipe: Andressa Kemer (Executora/Projeto de TCC em Agronomia); Leosane Bosco (Coorientadora); Carine Lisete Glienke (Orientadora).

Atividades: A partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) criou-se uma base sistematizada com informações de temperatura instantânea do ar (°C) e de temperatura de ponto de orvalho (°C), para oito regiões de estudo dentro do estado Catarinense pelo período de 2008 a 2016. Foram calculados o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) para o período e a estimativa de Declínio da produção de Leite (DPL) para três níveis médios de produção, finalizando com a identificação da ocorrência de períodos críticos para a produção.

Figura 1. Apresentação do trabalho no Congresso Brasileiro de Zootecnia, Goiânia/GO, 2018. (Fonte: Andressa Kemer).

Resultados:

De maneira geral não foram identificados no estado longos períodos considerados críticos a produção, apenas episódios isolados temporal e geograficamente. Embora o cenário geral do ambiente climático no estado de Santa Catarina para a produção leiteira tenha sido positivo, houveram períodos críticos, e mesmo que isoladas, as condições de estresse aos animais irão refletir em perdas na produção. Sendo assim, torna-se indispensável aliar a conjuntura do local com estratégias de manejo adequadas, desfrutando assim do melhor desempenho no sistema de produção escolhido.

Figura 2. Índice de temperatura e umidade (ITU) médios para o período de 2008 a 2016 nas Zonas Agroecológicas Catarinenses. (Elaborado por Andressa Kemer).

Publicações:

Artigo completo publicado em periódico indexado

KEMER, A.; GLIENKE, C.L.; BOSCO, L. C.. Índices de conforto térmico para bovinos de leite em Santa Catarina Sul do Brasil. Brazilian Journal of Development, v. 06, p. 29655-29672, 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/12151>

Trabalho de Conclusão de curso de graduação em Agronomia – UFSC/Curitibanos

ANDRESSA KEMER. Índices de conforto térmico para bovinos de leite em Santa Catarina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carine Lisete Glienke. Disponível no link .

Resumos publicados em Anais de eventos

KEMER, A.; GLIENKE, C.L.; BOSCO, L.C.. Climatic zoning for dairy cattle in Santa Catarina. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2018, Goiânia – GO. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2018. Disponível no link .

KEMER, A.; GLIENKE, C.L.; BOSCO, L.C.. Zoneamento climático para bovinos de leite em Curitibanos/SC. In: I Simpósio de Agronomia UFSC Curitibanos, 2018, Curitibanos. Anais do I Simpósio de Agronomia UFSC de Curitibanos, 2018. Disponível no link.

KEMER, A.; GLIENKE, C.L.; BOSCO, L.C.. Manejo de bovinos leiteiros a partir de índices bioclimáticos. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2017, Santos – SP. Anais Zootec, 2017. Disponível no link.

KEMER, A.; GLIENKE, C.L.; BOSCO, L.C.. Índice de Temperatura e Umidade (ITU) para bovinos de leite no Planalto Catarinense. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2016, Santa Maria-RS. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia – Zootec, 2016.