Prevalência da Tristeza Parasitária Bovina e seu impacto na produção leiteira em Curitibanos – SC

O projeto:

Objetivo: Identificar a prevalência e a relevância dos agentes da Tristeza Parasitária Bovina nos rebanhos leiteiros na região de Curitibanos-SC.

Período de execução: 2018-2021.

Equipe: Andressa Kemer (Executora/Mestranda PPGEAN); Alexandre de Oliveira Tavela (Coordenador); Carine Lisete Glienke (Participante);

Atividades: O estudo de campo foi realizado em 18 propriedades leiteiras do município de Curitibanos/SC, no período de novembro de 2018 a dezembro de 2019, e foi subdividido em três ensaios:

  • No ensaio A,  foram identificadas e avaliadas possíveis relações entre as práticas de manejo sanitário adotadas pelos produtores e a ocorrência de infestações de carrapatos nas propriedades leiteiras na região por meio de visitação in loco e coleta de informações com os produtores por meio de questionários semiestruturados.
  • No ensaio B, foi avaliada a existência de populações de carrapatos resistentes aos principais acaricidas utilizados na região pelo método TIA (teste de Imersão de Adultas), sendo a classificação de resistência se deu a partir de populações com inibição de postura viável abaixo de 95%.
  • No ensaio C, estimou-se a prevalência e a sazonalidade dos agentes da TPB por meio de análise de esfregaços sanguíneos de bovinos em lactação, durante as quatro estações do ano, verificando a parasitemia por Babesia sp. e Anaplasma marginale a partir de análises visuais com auxílio de microscopia óptica.

Resultados:

Observou-se que, de maneira geral, o controle do carrapato é feito sem respaldo técnico, o que pode implicar na seleção de populações resistentes na região. Nesse sentido, o ensaio B buscou respostas acerca da existência de populações resistentes, uma vez que os produtores não conhecem o status de resistência dos carrapatos na propriedade. De 81 testes realizados, 38 indicaram resistência aos produtos testados, sendo os piretróides, organofosforados e associações entre eles, os grupos com maior número de cepas resistentes. Há variação significativa no perfil de sensibilidade entre as populações de carrapatos das propriedades estudadas, demonstrando a necessidade de estudos específicos e assistência técnica exclusiva à cada propriedade. Com relação a prevalência e sazonalidade dos agentes da TPB, a frequência de amostras de sangue positivas para Babesia sp. e A. marginale foi de 25,9% e 16,4%, respectivamente. Observou-se ainda, a co-infecção de ambos agentes em 10,1% das amostras avaliadas. A estação climática em que houve maior prevalência de ambos agentes foi o outono. A região foi considerada como área de instabilidade enzoótica babesiose e anaplasmose bovina. A partir de parâmetros descritivos avaliados no estudo, relatou-se diferença significativa entre infecção pelos agentes e as diferentes estações climáticas e propriedades avaliadas, evidenciando a influência do manejo em cada uma, número de animais, raça, número de carrapatos, aspecto da mucosa e escore de condição corporal dos animais.

 

Publicações:

Artigo completo publicado em periódico indexado

KEMER, A.; MACHADO, B.J.A.; COMELLI, D.; GLIENKE, C.L.; TAVELA, A.O. Controle do carrapato R. microplus em propriedades leiteiras no Planalto Catarinense, Sul do Brasil. In: As Ciências Agrárias e seus impactos na sociedade. Catapan, E.A. (Org.). Vol. 4. Brazilian Journals: São José dos Pinhais. 2020. p.247-261. Disponível no link.

KEMER, A. ; MACHADO, B. J. A. ; COMELLI, D. ; GLIENKE, C.L. ; TAVELA, A.O. . Manejo sanitário e a ocorrência de carrapatos em propriedades na região do planalto serrano Catarinense, Sul do Brasil. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 03, p. 602-615, 2020.  Disponível no link.

Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais – PPGEAN/UFSC Curitibanos

ANDRESSA KEMER. Prevalência da Tristeza Parasitária Bovina e seu impacto na produção leiteira em Curitibanos – SC. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN)) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2020. Orientador: Alexandre de Oliveira Tavela. Coorientador: Carine Lisete Glienke. Disponível no link.

Resumos publicados em Anais de eventos

KEMER, A. ; MACHADO, B. J. A. ; GLIENKE, C.L. ; TAVELA, A.O. . Influência das práticas de controle na ocorrência do carrapato – Rhipicephalus microplus – em propriedades leiteiras do município de Curitibanos, Planalto Catarinense. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2019, Uberaba – MG. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2019. Disponível no link .

KEMER, A. ; MACHADO, B. J. A. ; RONCHI, P. H. ; GLIENKE, C.L. ; TAVELA, A.O. . Resistência em populações de Rhipicephalus microplus (acari – ixodidae) a quimioterápico de base mista na região de Curitibanos, Planalto Serrano Catarinense. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2019, Uberaba – MG. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2019. Disponível no link.

KEMER, A. ; MACHADO, B. J. A. ; GLIENKE, C.L. ; TAVELA, A.O. . Práticas de controle do carrapato – Rhipicephalus microplus – usadas em propriedades leiteiras do município de Curitibanos, Planalto Catarinense. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2019, Uberaba – MG. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2019. Disponível no link.